8.22.2016

Documentário "The Mindscape of Alan Moore"


Acabei de assistir ao documentário "The mindscape of Alan Moore", de 2003, onde o mago de Northampton fala sobre sua origens proletárias, sua paixão pelos quadrinhos - nascida da necessidade de ir além do seu cotidiano de precárias possibilidades - e, claro, sobre magia. 

Retomando uma das denominações mais antigas para designar as práticas ocultas - o sintético "A Arte" - Moore demonstra que o parentesco entre magia, quadrinhos e literatura é muito maior do que se imagina. Para ele, magia é a arte de promover alterações na consciência das pessoas através de certas fórmulas. Os grimórios dos antigos feiticeiros são, nesse contexto, nada mais do que gramáticas exuberantes, que manipulam linguisticamente códigos verbais  ("nomes bárbaros de invocação", para retomar uma expressão de Kenneth Grant). A linguagem é portanto dotada de uma grande potência transformadora das consciências humanas - disso o sabiam os xamãs e bardos de todas as culturas do passado. Na modernidade, esse poder ou é esquecido (e aí temos a literatura dos best sellers, entendidos como simples entretenimento) ou utilizado para fins comerciais (a publicidade é magia na sua forma mais tosca e vulgar, capaz de fazer multidões agirem & pensarem da mesma forma). 

Pensando em todos os livros que li, vejo que muitos deles de fato conseguiram promover alterações na forma que eu percebia certas coisas na vida. Podemos simplesmente ver isso como um processo normal de qualquer leitura ou então assumir que se trata, como Moore propõe, magia. A segunda opção me parece muito mais divertida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário